Somos todos um

Ciência da Nutrição

 

O desenvolvimento de nossos corpos físico, mental, emocional e espiritual, necessitam de ferramentas, vivências e experiências,  para que o crescimento da individualidade possa ser feito de forma perene. Cada pessoa pode aplicar as ferramentas de forma dinâmica e em conformidade com sua necessidade, certificando-se que a utilização está sendo feita de forma adequada.

 

ENCONTROS ON-LINE

 

Nestes encontros trataremos de assuntos relacionados com a atividade da
nutrição e o compartilhar experiências.

 

NUTRIÇÃO

x

INFLAMAÇÃO

 

 

Neste encontro, trataremos da abordagem nutricional no processo inflamatório.

Vamos falar sobre a Matriz Extra Celular – MEC, e quais são os riscos para o desenvolvimento das inflamações, bem como o processo de recuperação da MEC.

A nutrição anti-inflamatória é possível, viável e aplicável.

MICROBIOTA

x

ANSIEDADE e DEPRESSÃO

 

 

A microbiota, esquecida por muitos anos, está em foco atualmente, dada a gama de processos e atividades envolvidas na nutrição e na saúde do corpo como um todo.

A Interação Microbiota e Sistema Nervoso, estão relatadas em vários trabalhos de pesquisa e, efetivamente, desempenham papel importante em sua estabilidade.

Neste encontro falaremos, sob a ótica da nutrição, os impactos de uma microbiota saudável em nossa saúde.

 

FATORES DE RISCO E EMAGRECIMENTO OU PERDA DE PESO

 

 

As avaliações antropométricas e a identificação dos fatores de riscos, permitem ao nutricionista entenderem a tendência e adaptar suas ferramentas para alcançar os objetivos nutricionais.

 

O VÍCIO EM NOSSA ROTINA

 

 

TODOS temos vícios, faz parte da nossa construção biológica. Podemos chamar de hábitos ou mesmo de rotinas.

Descobrir, analisar, entender e depois quebrar a dependência.

Estas são as missões desta jornada.

 

AVALIAÇÃO DE RISCO

 

 

Como determinar a importância relativa de diferentes aspectos na avaliação de um paciente?

Antropometria, exames laboratoriais, histórico familiar, DCNT, medicação... e assim por diante. Nesta aula, conduzimos uma análise estruturada para simplificar o seu dia a dia.

 

NUTRIÇÃO

x

EVOLUÇÃO DAS DOENÇAS

 

 

Entender o processo para uma enfermidade "evoluir", faz com que tenhamos a oportunidade de, com avaliações bem definidas, nos prepararmos para atender nossos pacientes.

A Tabela de Evolução de Doenças é uma ferramenta que pode e deve ser aplicada de forma direta, em conjunto ou não, com outras terapias, fortalecendo o paciente e melhorando as expectativas de recuperação.

INTENSIVO

x

MEC e TED

 

 

A MEC e a TED são conhecimentos que auxiliam no entendimento de como se iniciam as enfermidades  e como uma abordagem nutricional pode auxiliar na etapa preventiva , suporte ou nas etapas mais difíceis da evolução da doença.

 

 

DOENÇAS AUTOIMUNES

 

A causa dos distúrbios autoimunes É DESCONHECIDA. Uma teoria é que alguns microrganismos (bactérias ou vírus), medicamentos e desencadeamento de alterações que confundem o sistema imunológico. Há também as questões genética e as alterações provocadas pelo ambiente. A nutrição, como ferramenta de modulação, pode auxiliar o processo de redução dos efeitos e da quantidade de eventos. Estudo de casos e planos alimentares, podem ser abordagens factíveis. 

 

VEGETARIANISMO e EMOÇÕES

 

O grau de comprometimento das emoções está, diretamente, ligado aos hábitos e a relação com a nutrição em todos os seus aspectos, mentais, emocionais e físicos.

Tratar esta relação de forma completa é uma conquista para a melhoria contínua.

O vegetarianismo, quando compreendido, é uma das ferramentas potentes nesta jornada. 

 

NUTRIÇÃO E ESPIRITUALIDADE

"somos o que comemos, pensamos, acreditamos e sentimos." 

A abrangência da nutrição é enorme e trataremos os vários aspectos subjetivos ligados ao processo cognitivo e relações entre o concreo e sua relação com o abstrato, considerando a nutrição como ferramenta de desenvolvimento.